Governo da Venezuela fecha sua corretora estatal de criptomoedas
O governo da Venezuela anunciou o encerramento de sua corretora de criptomoedas nesta segunda-feira (15). Chamada PetroApp, a corretora disponibilizava Bitcoin, Dash e Litecoin para negociação em sua plataforma. Segundo o anúncio, essas criptomoedas serão convertidos automaticamente para Bolívar Digital.
Ao acessar o site da PetroApp o usuário é recebido com uma mensagem afirmando que o governo venezuelano está ?fazendo algumas melhorias para melhor atendê-lo?, sem dar maiores detalhes. Tratando-se de um governo autoritário de esquerda, é difícil arrancar verdades. Embora o governo dê a entender que a criptomoeda Petro continuará funcionando, seu explorador de blocos está inacessível desde o ano passado, um sinal que o projeto está com problemas.
Futuro da Petro, criptomoeda estatal da Venezuela, é um mistério
Em anúncio publicado ainda em dezembro de 2023, o governo da Venezuela anunciou a movimentações dos fundos encontrados no PetroApp para a Plataforma Patria. O PetroApp era o único local onde era possível negociar a Petro, primeira criptomoeda estatal do mundo. Além da Petro, os usuários também podiam negociar as criptomoedas Bitcoin, Dash e Litecoin, bem como dólar, euro, yuan, rublo e bolívar no PetroApp. Seja como for, o encerramento da corretora estatal de criptomoedas da Venezuela chama atenção pela conversão automática dos fundos de seus clientes. Os saldos serão convertidos para bolívares digitais.
Embora tenha chamado a atenção do mercado na data de sua criação, 2019, a criptomoeda estatal da Venezuela não atraiu nenhuma demanda. Prometendo ser lastreada em petróleo, a Petro seria uma resposta do governo venezuelano para criar uma nova moeda que livrasse seu país da inflação. Enquanto o bolívar venezuelano chegou a ter uma inflação superior a 2.900% em 2020, o número caiu para 189% em 2023. Uma melhora significativa, mas ainda longe de ser um ativo que alguém queira ter em mãos. Portanto, a conversão automática de bitcoins para bolívares não parece agradar ninguém.
Já a Petro parece ter falhado em sua missão. Ao que tudo indica, a criptomoeda já está inoperante desde o ano passado e agora o fechamento da PetroApp, único local onde era possível negociar a Petro, faz com que a sua conversão para outras moedas seja impossível.
Redes sociais