ADSENSE GOOGLE TOPO

Veja também

Motocicleta com 559 multas é apreendida durante operação em Campinas

imagem

Uma motocicleta com 559 infrações somando R$ 255.832,49 em multas foi apreendida em Campinas

Na última quinta-feira (23), durante uma operação conjunta da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e da Guarda Municipal, uma motocicleta foi apreendida na avenida Ruy Rodriguez. Essa operação faz parte de uma fiscalização integrada de trânsito realizada pelos órgãos municipais para garantir a segurança no tráfego da cidade.

No local, foram abordados 40 veículos, sendo que 32 motos e 8 automóveis receberam autuações, totalizando 40 multas aplicadas. Essas ações visam a coibir comportamentos de risco e autuar infratores segundo o Código de Trânsito Brasileiro.

Já na sexta-feira (24), a operação da Emdec e da Guarda Municipal ocorreu na avenida John Boyd Dunlop, sentido centro, altura da rua Achiles Bertoldi. Nesse local, foram abordados 43 veículos, sendo 34 motos e 12 automóveis autuados, totalizando 46 multas aplicadas. Além disso, quatro veículos foram encaminhados ao Pátio Municipal.

Ações educativas para aumentar a segurança

Como parte das ações educativas realizadas durante as operações, 91 condutores de motos e seus passageiros foram orientados sobre o uso obrigatório das viseiras como forma de aumentar a segurança em caso de acidente. Essas abordagens visam conscientizar os condutores e promover um trânsito mais seguro.

O foco nas motos e suas vulnerabilidades

Ao realizar as operações de fiscalização, a Emdec e as forças de segurança dão uma atenção diferenciada às motos devido ao seu grau de vulnerabilidade. Algumas situações observadas incluem placas encobertas ou adulteradas, pilotagem com uma mão só, uso de pneu desgastado (conhecido como "careca") e capacete com a viseira aberta.

Além disso, as operações também contam com a ação integrada de inteligência. Câmeras de monitoramento flagram veículos que cometem infrações recorrentes, identificados pelo banco de dados da Emdec. Essas informações são compartilhadas com a Guarda Municipal, que realiza a abordagem e apreensão dos veículos. Parcerias com as corporações policiais também são estabelecidas para abordar o aspecto criminal.

Amparo legal para a fiscalização

As abordagens realizadas durante as operações são embasadas na aplicação da Lei 14.599/2023, que ampliou as competências dos órgãos municipais em relação à fiscalização de trânsito. A partir dessa lei, os agentes da Mobilidade Urbana podem fiscalizar diversos enquadramentos do Código de Trânsito Brasileiro, como o estado de conservação dos veículos e a documentação.

Em resumo, as operações integradas de fiscalização visam garantir a segurança no trânsito e coibir comportamentos de risco. A atenção especial às motos é devido ao seu grau de vulnerabilidade. Além disso, a ampliação das competências dos órgãos municipais permite uma fiscalização mais efetiva e abrangente. É fundamental que todos os condutores respeitem as normas de trânsito para garantir o bem-estar de todos os usuários das vias.

ADSENSE GOOGLE