ADSENSE GOOGLE TOPO

Veja também

Devotos pagam promessas e levam pets para bênção na segunda maior festa de São Francisco de Assis no Nordeste

Celebração a São Francisco de Assis no Santuário Arquidiocesano de Teresina

No dia 4 de outubro, milhares de devotos pagaram promessas e levaram os seus pets para a famosa bênção em homenagem a São Francisco de Assis, padroeiro dos animais e do meio ambiente. A segunda maior festa no Nordeste ao santo ocorreu no Santuário Arquidiocesano, localizado no bairro Dirceu I, Zona Sudeste de Teresina, ficando atrás apenas do Santuário de Canindé, no Ceará.

A celebração começou com uma tradicional missa, seguida da bênção dos animais e procissão. Segundo o padre Paulo Fernandes, reitor do Santuário Arquidiocesano, a festa foi preparada com muita antecedência e cerca de 50 mil fiéis passaram pelo local.

Uma das devotas presentes na procissão foi a Mara Santos, que estava pagando uma promessa que tinha feito ao santo. Ela contou que seu cachorro, Bruce, de 7 anos, estava com suspeita de calazar e, após pedir a São Francisco a cura do animal, o resultado dos exames foi negativo.

Outros devotos foram pedir bênçãos para seus animais. Lauriana Silva, por exemplo, ganhou dois filhotes de cachorro, Lobin e Spike, de 2 meses. Ela adotou os animais que iriam ser abandonados, mesmo com um grande impasse, a alergia de seu filho.

A importância das celebrações

Para o padre Paulo Fernandes, São Francisco era "apaixonado pela natureza, sendo aquele que recebeu as marcas da humildade". O padre também destacou que os pets são importantes na celebração, pois, segundo ele, os animais são inocentes e representam aquilo que a festa de São Francisco quer trazer: a harmonia com a natureza.

Quem foi São Francisco de Assis?

Segundo a Igreja Católica, São Francisco nasceu em Assis, na Itália, em 1182. Ele tinha muito dinheiro e vivia apenas de ostentação. Na juventude, foi à guerra e acabou sendo feito prisioneiro. Após ser libertado, ficou doente e, após sua cura, começou a visitar e servir aos doentes.

Acreditando que Deus lhe pedia que reparasse o templo físico, São Francisco vendeu os vestidos da loja do pai, levou o dinheiro ao sacerdote do templo e pediu para viver ali. A sua família, ao ver que Francisco não queria retornar para casa, exigiu o dinheiro de volta. Ele então devolveu até a roupa que levava no corpo.

Tal radicalidade de vida foi atraindo algumas pessoas que queriam ser seus discípulos. O santo fez da pobreza o fundamento de sua ordem, e o amor à pobreza se manifestava na maneira de se vestir, nos utensílios que usavam e nos atos que praticavam.

É atribuído a São Francisco de Assis o início da tradição do "presépio", que se mantém até os dias de hoje.

Conclusão

A celebração a São Francisco de Assis no Santuário Arquidiocesano de Teresina é uma importante manifestação de fé e amor aos animais. Através dessa festa, os fiéis têm a oportunidade de agradecer pelas bênçãos recebidas e pedir proteção para seus pets. São Francisco, conhecido por sua relação íntima com a natureza, serve como inspiração para a busca pela harmonia entre os seres humanos e o meio ambiente.

ADSENSE GOOGLE