ADSENSE GOOGLE TOPO

Veja também

Mar avança na orla, cobre calçadas e interdita avenidas no litoral de SP; VÍDEO

Uma forte ressaca atinge e inunda parte da orla de Santos

Uma forte ressaca atingiu e inundou parte da orla de Santos, no litoral de São Paulo, nesta quinta-feira (28). O Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos decretou estado de alerta no município. O trecho mais afetado fica na Ponta da Praia. O vídeo, obtido pelo [nome da fonte], mostra o momento que a água do mar chega a cobrir o calçadão e avenida da praia.

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta, nesta quarta-feira (27), sobre a previsão de fortes ressacas marítimas e ondas de até 3 metros de altura na região. Na mesma data, o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos havia decretado estado de atenção na cidade.

Durante a madrugada desta quinta-feira (28), o canoísta Fábio Paiva registrou o momento em que o trecho da Avenida Bartolomeu de Gusmão, na altura da Rua Afonso Celso de Paula Lima, é invadido pelo mar. De acordo com ele, a situação teve início por volta das 3h30 e perdurou forte até às 6h.

Segundo a Prefeitura de Santos, as equipes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) foram acionadas para realizar interdições na intersecção entre a Avenida Coronel Joaquim Montenegro e a Praia, e também na Avenida Oswaldo Cruz, a partir da identificação da alta maré pelas câmeras do Centro de Controle de Operações (CCO).

A ação da maré acabou levando resíduos e areais às vias públicas. O perímetro da Avenida Coronel Joaquim Montenegro foi limpo e liberado na manhã desta quinta-feira, já os outros pontos seguem com os serviços de limpeza em andamento e liberação parcial do fluxo de veículos.

A administração ainda reiterou que, conforme alerta da Defesa Civil, a maré atingiu o seu pico por volta de 3h15, avançando cerca de 2 metros na Ponta da Praia. Já as ondas atingiram seu pico às 5h, chegando a 4 metros na Ilha das Palmas, de acordo com o sensor de praticagem.

Previsão para os próximos dias

Segundo os dados do boletim do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta (NPH-Unisanta), realizado em conjunto com a Defesa Civil de Santos, o tempo deve seguir instável na região até a próxima sexta-feira (29), com a ocorrência de chuvas em alguns períodos.

Ainda de acordo com a previsão, as ondas na Baía de Santos podem chegar aos 3m nesta quinta-feira (28). Se as previsões oceanográficas se confirmarem, podem ocorrer alagamentos e impactos pontuais em estruturas urbanas costeiras devido à intensidade e direção preferencial das ondas e à altura da maré.

Cuidados

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Santos, Daniel Onias, o mar poderá invadir alguns pontos da avenida da praia e de locais próximos a canais na Zona Noroeste.

?A prefeitura está preparada para atuar de forma imediata nestas situações, mas pedimos que as pessoas destas áreas evitem, por exemplo, estacionar veículos em garagens subterrâneas?, disse Onias, por meio de nota enviada pela prefeitura.

Além disso, a Defesa Civil recomenda que as pessoas evitem praticar esportes aquáticos ou influenciados pelo vento.

ADSENSE GOOGLE