ADSENSE GOOGLE TOPO

Veja também

Grupo de Itu viaja à Itália para doar obra sobre imigração no município a cidades italianas

imagem

Descendentes de italianos de Itu (SP) lançam livro sobre imigração italiana

No mês de setembro, um grupo de descendentes de italianos da cidade de Itu, localizada no estado de São Paulo, realizou uma viagem à Itália para o lançamento e divulgação do livro "Italiani a Itu: dall'immigrazione all'attualità", que conta com dois volumes. O material, traduzido para o italiano, foi doado para bibliotecas de diversas cidades do país europeu.

A comitiva brasileira, composta por 17 pessoas, passou 11 dias na Itália, entre os dias 6 e 17 de setembro, promovendo o livro e realizando encontros com autoridades locais. Ao todo, cerca de 200 exemplares foram doados e ao menos seis cidades foram beneficiadas.

Encontros em Veneza

A visita teve início com a chegada a Veneza, onde ocorreram dois importantes encontros. O grupo se encontrou com Simone Venturini, secretário de Turismo e Relações Internacionais da cidade, e outros secretários e vereadores no Palazzo Farsetti, sede da prefeitura no Gran Canale. Em seguida, houve uma reunião no Palazzo Ca Ferro Fini, na sede do governo geral do Veneto, Consilio Generale Veneto, onde foram recebidos pelo governador, Roberto Ciambertini.

Nestes encontros, estiveram presentes diversas personalidades, como Helen Gnocchi, cônsul honorária do Brasil em Veneza; Bruno Giuseppe Moretto, presidente da Associação Veneziana no Mundo; Loredana Flego, coordenadora da região de Veneto; e Trentino Alto Adge, do Projeto Turismo de Raízes.

Live de prefeitos e representantes do Trentino Alto Adge

No dia seguinte, foi realizada uma live com prefeitos e representantes de cidades do Trentino Alto Adge, região da Itália, que tiveram seus antepassados imigrando para Itu, mais especificamente para o bairro do Jacuhu, como mostram os relatos presentes nos livros. Durante a live, os escritores de ancestrais trentinos de regiões independentes compartilharam suas histórias.

Reuniões com prefeitos de cidades vizinhas

No decorrer da viagem, foram realizadas diversas reuniões com prefeitos de cidades vizinhas. Na manhã do dia 8, o grupo foi recebido pela vice-prefeita de Marcon, uma cidade próxima a Veneza. À tarde, a comitiva se reuniu com o prefeito de Treviso, Mario Conte, onde puderam entregar os livros e contar sobre a história da imigração italiana em Itu e as características da cidade.

A excursão seguiu para as cidades de Bassano del Grappa e Asiago, onde foram recebidos por autoridades locais, incluindo prefeitos e o presidente da Associação Vicentina. Em Mantova, na região da Lombardia, os livros foram entregues para a Biblioteca Teresiana.

Ao término da viagem, o grupo relatou que o trabalho na Europa foi cansativo, mas recompensador. A doação de exemplares do livro nas bibliotecas italianas possibilitou compartilhar a história da imigração italiana em Itu e promover a memória da diáspora italiana ocorrida no final do século XIX e início do século XX.

O livro "Italiani a Itu: dall'immigrazione all'attualità"

O objetivo principal da obra, desenvolvida pelos organizadores da viagem, é preencher uma lacuna de informações sobre a história da imigração italiana em Itu e auxiliar na preservação da memória sobre a importância da grande diáspora italiana no período mencionado.

Segundo Edson e Vilma, organizadores do livro, a ideia surgiu em 2017 por meio de Maria de Fátima Boni de Oliveira, que, após ouvir do então cônsul da Itália no Brasil sobre a falta de informações sobre a evolução das famílias dos imigrantes italianos, decidiu reunir histórias de famílias descendentes de italianos em Itu. A antologia, com relatos emocionantes, foi lançada em novembro de 2017.

No final de novembro de 2018, foi lançado o segundo volume do livro. Durante a pandemia, os dois volumes foram traduzidos para o italiano pela professora Marusca Olivo Bertolozzi.

Vale ressaltar que a obra não tem fins lucrativos e a venda dos livros em italiano possibilitou a doação dos exemplares às bibliotecas públicas das cidades de origem dos ancestrais dos escritores.

Sem dúvidas, essa viagem e o lançamento do livro fortaleceram os laços entre os descendentes de italianos que vivem em Itu e as cidades italianas de origem de seus antepassados, além de proporcionarem um importante resgate da história e da cultura italiana.

Assista às reportagens da TV TEM para mais informações sobre essa emocionante viagem:

Vídeos: assista às reportagens da TV TEM

ADSENSE GOOGLE